Curiosidades sobre a bíblia e seu impacto na história e na cultura da Humanidade -Parte 1

Estamos começando mais um post e hoje vamos conhecer algumas curiosidades bíblicas para que você possa aumentar a sua cultura e conhecimento acerca deste importante livro da humanidade. E que tal começarmos pelo título que ele contém: Bíblia Sagrada. Você sabe de onde vem esse nome? Sagrada é fácil, significa algo santo separado para um fim religioso, etc.

Mas e quanto a palavra bíblia? Para responder a esta pergunta devemos recorrer à história de uma planta muito comum nas ribeiras do rio Nilo e que conhecemos pelo nome de papiro. O papiro típico do Egito, foi a mais antiga matéria prima usada na fabricação de papel. Eles geralmente cortavam seu caule e a partir dele faziam tiras que virariam folhas de papel.

Quando ele (papiro) ainda estava molhado, elas eram traçadas, e finalmente depois de secada ao sol ficavam coladas umas às outras formando folhas de vários tamanhos.

Essas folhas eram resistentes e nelas era possível imprimir o que você queria como por exemplo o alfabeto egípcio. Mas a história do papiro não para por aqui. Por muitos séculos os egípcios plantaram o papiro e exportaram para várias cidades do mundo antigo. Em pouco tempo ele se tornou a principal ferramenta de trabalho dos escribas.

Nos tempos de Roma o papel importado do Egito passou a ser extensivamente usado pela elite do império. Pensadores a mando do Rei escreveu nele as leis e diretrizes e histórias do povo romano. Mas este não era um produto barato, por isso pouquíssimas pessoas teriam acesso a uma simples folha de papel em branco.

Mas a despeito disso o papiro egípcio continuou sendo um dos mais importantes materiais de escrita no primeiro século e por isso podemos supor que os originais do novo testamento foram também inscritos em papiros e distribuídos entre as igrejas da Ásia.

Mas o que tem a ver tudo isso com o nome bíblia? É que byblos é o nome grego dado ao caule do papiro e por extensão ao rolo de papel que seria o livro daquela época. Ora a invenção pode ser dos egípcios, mas quem deu nome é tudo isso foram os gregos provavelmente devido a uma cidade fenícia chamada byblos, que também era exportadora de papiros.

Logo byblos significa tanto papiro quanto o livro em grego antigo. Não é por menos que até hoje o acervo literário é conhecido como biblioteca.

Agora ficou fácil o nome grego bíblia passou para o latim e do latim para o português e assim ficou conhecida esta extraordinária coleção inspirada diretamente pelo espírito de Deus.

Hoje a bíblia sem dúvida o livro mais vendido em todo o mundo embora muita gente não saiba a bíblia sagrada foi o primeiro livro impresso no mundo ocidental. Isso mesmo ela foi impressa por volta de 1450 na cidade de Mainz Alemanha pelo genial João Gutemberg.

Ele foi tido por muitos como o inventor da imprensa embora alguns na verdade pensem que ele na verdade copiou a invenção dos chineses. Seja como for a sua impressão da bíblia revolucionou a história do mundo ocidental.

Quando Gutenberg expos o seu plano de imprimir a bíblia, todos achavam um absurdo.  Pensavam que ele estava ficando louco porque tal tarefa estava muito além das possibilidades humanas do século 15.

Só para você ter uma ideia, com as condições daquele tempo o processo de imprimir uma única página seria muito demorado porque eles precisavam arrumar todas as letras de impressão uma moldura e conferir se todas estariam ali bem arranjadas conforme o texto que se queria produzir.

Assim não é difícil imaginar com trabalhosa teria sido a tarefa de imprimir ou reproduzir uma única página.

Agora você imagina se pensarmos que seriam necessárias pelo menos mil páginas para imprimir toda uma bíblia é fácil deduzir que os impressores morreriam antes mesmo de ver a sua obra terminada.

Mas você sabe na vida quem quer dar um jeito, quem não quer dar uma desculpa, certo?

João Gutemberg queria, e por isso ele não desistiu, trabalhou arduamente por mais de oito anos e conseguiu o improvável. Fez o impossível: imprimiu 180 exemplares da bíblia sagrada.

Um feito estupendo para a história da humanidade. Dizem os historiadores que a primeira frase que lhe imprimiu com os tipos móveis foi o início da oração “pai nosso que estás nos céus”.

Lembrando que o pergaminho é feito de pele de animal a pele deveria ser esticada como esta reprodução moderna e cortado em quadrados para confeccionar as páginas do livro. Estima se que 5 mil cabras. Isso mesmo, cinco mil cabras foram mortas para se imprimir apenas 30 exemplares da bíblia. Os 30 primeiros. Já imaginou a trabalheira?

Dizem que João Gutemberg terminou falido e foi parar na miséria. Mas ele pode até não ter conseguido fortuna, contudo construiu uma verdadeira catedral do saber com a sua impressão. O mundo jamais foi o mesmo depois disto.

E dizem que ao terminar de imprimir a primeira bíblia contém Gutemberg teria declarado que a imprensa seria um exército de 26 soldados de chumbo um material dos tipos móveis e com este pequeno exército ele mudaria e conquistaria o mundo.

Realmente a bíblia hoje se espalhou por todo o globo este livro a bíblia é inegavelmente o livro mais copiado e traduzido de toda a história.

O New York times nem e coloca na lista dos best sellers, isto é, dos livros mais vendidos. E sabe por quê? Não porque ela não merece estar ali. Não é por isto. É porque seria covardia para com os demais títulos que não chegam nem a metade do seu montante de publicação.

 

irineudsf

Website: