Como Estudar a Bíblia com essas 6 dicas

É indiscutível para o cristão verdadeiro que a leitura e um estudo aprofundado dos livros que compõem e Bíblia sagrada é de suma importância para o crescimento espiritual dos que crêem na existência de um Deus Poderoso e Soberano que criou os céus e a terra e mais do que isso, enviou seu único filho Jesus Cristo para resgatar a humanidade.

Neste artigo nos propomos a apresentar algumas dicas e idéias que possam ajudar aos que interessarem uma maneira pratica e sistemática aprender como estudar o bíblia de uma maneira coerente e compreensível e livre de distorções que infelizmente acaba acontecendo quando se faz uma leitura da bíblia sem levar em conta o seu devido contexto.

como estudar a bíblia

  • Planejamento para Estudo da Bíblia

Quem realmente quer iniciar um estudo da bíblia de uma maneira séria deve se planejar. Isso a princípio parece algo fútil, pois poderemos cair no erro e dizer: não preciso me planejar, quando der eu leio a bíblia.

Mas ai esta o grande erro. Por isso é importante que adéqüe a sua rotina, ou seja, seu horário de trabalho, de lazer, momentos com a família, etc., e dentro disso separe um tempo e um horário para que sem falta se dedique a leitura bíblia nos dias e horários estipulados.

Para quem quer aprender como estudar a bíblia é de fundamental importância que faça esse planejamento respondendo a Alguma perguntas bem básicas:

  • Qual local onde vou estudar?
  • Quanto tempo vou dedicar para cada período de estudo?
  • Quantos dias vou estudar por semana (1, 2 ou 3 vezes)?
  • Durante o período de estudo haverá interferência, como por exemplo, crianças brincando perto e fazendo barulho?
  • Além da Bíblia, possuo algum material de apoio como, por exemplo, uma chave bíblica para me ajudar a localizar versículos bíblicos?
  • Caderno para anotações?

  • Ter meta de estudo para entender como estudar a bíblia.

É importante que tenha metas a ser cumpridas, pois que não sabe para onde esta indo, nunca vai saber quando chegar lá. Aqui por exemplo você pode estipular quantos livros da bíblia pretende ler em determinado período. Ou outra idéia melhor seria estipular quantos capítulos e versículo bíblico pretende estudar em cada período.

Aqui não tem uma regra bem clara, pois cada pessoa possui um ritmo de estudo que deve ser respeitado. Por exemplo, para uns, ler e estudar 5 capítulos por período de estudo é tranqüilo, já para outros isso pode ser muito, portando perceba e entenda o seu próprio ritmo de estudo da palavra de Deus.

como ler a biblia

  • Entenda sempre o contexto dos textos bíblicos estudados.

Um dos erros mais comum que deve ser evitado em um estudo bíblico para quem esta aprendendo como estudar a bíblia é o estudo isolado de determinado versículo ou mesmo capitulo o que nos leva a tirar conclusões ou deduções que nos conduzem a um entendimento equivocado do real sentido do texto.

Uma dica é sempre ler um ou dois versículos antes e uns dois posteriores ao versículo principal que esta sendo estudado. Essa mesma regra vale para os capítulos, ou seja, se esta estudando determinado capítulo, sempre leia pelo menos o anterior e o posterior para responder perguntas simples do tipo:

  • A quem este texto esta sendo dirigido?
  • Porque esta ocorrendo isso no texto?
  • Quando isso aconteceu?
  • Onde isso aconteceu?

Este tipo de pergunta ajuda a tirarmos o real sentido do texto e evita cairmos em algumas heresias quando se pega um texto bíblico fora do seu contexto.

  • Faça anotações em um caderno.

Esse tipo de ação, ou seja, de fazer anotações enquanto esta estudando um texto bíblico, além de ajudar na memorização do assunto que esta sendo estudado, ainda permite que você possa anotar pequenas dúvidas que irão ocorrer no percurso deste período de estudo te ajudando assim que possa se aprofundar posteriormente em assuntos ou detalhes que tenha ficado com dúvida.

estudo biblico

  • É importante não se esquecer do lado espiritual.

Um grande erro que podemos cometer é ir pela aparência do bíblia com um livro comum, porém ela não é um livro comum. É importante entendermos que neste livro sagrado se encontra a perfeita vontade de Deus para as nossas vidas.

Assim sendo é importante levar em conta esta questão espiritual e sempre orar a Deus pedindo orientação e discernimento espiritual para que possa compreender os textos da bíblia.

  • Se possível faça um curso complementar para estudar a Bíblia.

Nem todos vão poder, mas, já existe muito material de estudo bíblico pronto para serem usados, bem como cursos que irão te ajudar muito a ter uma melhor compreensão da bíblia sagrada. Talvez ache complicado, ou que não precise, mas existem muitos cursos de teologia que você pode fazer e estudar na sua própria casa de forma online através do ensino a distancia. Um curso que recomendo é este O Curso de teologia da Universidade da Bíblia.

Bom, por hoje era isso, espero que tenham gostado deste post como estudar a bíblia. Se positivamente ou mesmo negativamente quiser deixar o seu comentário abaixo, ficaremos agradecido.   Forte abraço e até a próxima.

irineudsf

Website: